quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O pinto e a minhoquinha

Esta história se passou no galinheiro de D. Silvana.Lá haviam muitas galinhas,que cocoricavam sem parar e também o pinto Gula, que era chamado assim porque tudo o que via no chão ele engolia.Era um pinto muito guluso.
Em baixo da terra do galinheiro bem lá embaixo,enterradinhas haviam muitas minhocas.Entre elas a minhoca Quinha que era muito sonhadora.E vivia sonhando em subir para a superfície para tomar um pouco de sol.Porém sua mãe nunca deixava.
-Lá em cima é muito perigoso,porque o prato preferido das galinhas são minhocas.
-Ah! mãe deixa só um pouquinho,pediu Quinha,prometo que volto logo.
-Está bem mais não demore.
Assim  ela foi bem ligeirinho furando a terra até chegar em cima.
Ficou tão encantada ao ver o mundo,sentir o calor do sol,que começou a se arrastar alegremente de um lado para o outro,esquecendo logo logo os conselhos da mãe.
E tanto barulho ela fêz que despertou a atenção do pinto Gula,que mais do que ligeiro,veio e engoliu a minhoquinha.
Ela não estava entendendo nada de repente a escuridão e começou a cair,como se estivesse descendo um tobogâ gigantesco.Quando parou de  cair,abriu os olhos devagar e como estava acostumada a viver no escuro,logo começou a ver ao seu redor e descobriu assustada que estava no estômago do pinto.
-Nossa,preciso sair daqui o mais rápido possível antes que eu vire caca de pinto.Eca!
E começou a a se arrastar e a se arrastar e a se esticar procurando uma saída.De repente,uma chuva de pedra começou a cair na sua cabêça.Ela se encolheu em um canto e e ficou toda enrroladinha esperando passar.Quando parou de cair,ela viu que eram na verdade grãos de milho que o pinto acabara de comer.Continuou procurando a saída.Porém não era a toa que o pinto era chamamado de Gula,cascas de frutas,milhos,verduras,folhas,e tudo que é possível imaginar ele comia e caía em cima da minhoca.Mas ela não desistia e começou de novo o seu estica encolhe,em busca da  saída.
De repente um enorme aro passou pela sua cabêça e foi parar na barriga como se fosse um banbolê,ela tentou em vão tirar mas não consegui.E ficou com aquele anel na barriga,tratando de continuar sua escalada pela garganta do pinto.
E já estava quase chegando quando de repente uma verdadeira tromba Dágua entra pela garganta adentro derrubando a minhoquinha mais uma vêz para o fundo do estômago.
Já muito cansada e tôda molhada,começou a chorar e lamentou não ter escutado os conselhos de sua mãe.
Mais uma vêz começou a subir bem depressa,antes que o pinto engolisse mais alguma coisa.Conseguiu,chegou no bico,e quando ele abriu a boca ela pulou fora.
E estava tão cansada que ficou estirada na terra sem conseguir se mexer,e só não foi engolida novamente porque ouviu vozes espantando as galinhas.
-Xô,Xô saiam da minha frente dizia D. Silvana pois preciso encontrar meu anel de brilhante que derrubei.
Ao ouvir isso a minhoca entendeu o que estava preso à sua barriga,era o anel que o pinto engolira.E mais que depressa sumiu embaixo da terra.
Ao ver sua mãe e seus irmãos foi uma alegria,e ela mostrava orgulhosa a sua conquista. O anel de brilhante.
E até hoje se pudessemos ver em baixo da terra do galinheiro,Quinha por onde passava iluminava tudo com seu farol de brilhante. Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário