Sabemos que a vida é bem passageira.Temos muito menos tempo do que gostaríamos de ter.Para uns esse tempo é desperdiçado e escorre pelas mãos sem ser aproveitado na criação de algo que possa contribuir para melhoria e engrandecimento do mundo em que vivemos.Para outros contudo ele é utilizado na criação de obras que duram para sempre.
Paulo de Carvalho Neto foi um dos que nos presenteou com inúmeras obras.Sempre com seu estilo próprio,sem pudor de falar com clareza sobre sexo, amor e realidade, marcou profundamente a cultura do nosso país.
Não devemos falar em perda quando o legado é grande.Com de quarenta livros publicados em vários idiomas,inclusive sobre folclore do qual era estudioso,chegou a lecionar durante algum tempo na universidade da Califórnia.
Sei que não é de grande valia uma homenagem póstuma, pois ao meu ver tôdas as honras devem ser prestadas em vida.Porém a sua morte ocorrida lentamente, não nos deixou essa opção.Na verdade já tínhamos perdido a sua companhia a algum tempo,em decorrência da terrível doença que tomou conta do cérebro.De qualquer maneira ele vai ccontinuar conosco,nos seus livros nas suas obras.A sua alegria e energia vão continuar contagiando a tôdos que tivemos o previlégio de conviver com ele.E os seus conselhos de mestre vão servir para sempre.
Se Deus na Sua sabedoria e bondade quiz interromper sua criação,é porque já estava satisfeito com alguém que tão bem cumpriu a sua missão aqui na terra.Saudade, palavra que não tem tradução e que só pode ser compreendida por alguém que sabe amar, é a única palavra capaz de expressar o sentimento deixado pela sua ausêcia.Recordo-me do tempo em que Paulo vinha prestigiar o famoso encontro cultural de Laranjeiras(cidadezinha histórica do interior de Sergipe) ao qual dava uma valiosa contribuição.Suas palestras sobre folclore abrilhantavam aquele evento.
O sol continua brilhando,os rios correndo para o mar,as cachoeiras derramando suas copiosas lágrimas. O céu ora azul ora cinza,e tôda natureza continua em harmonia e paz, como o seu espírito em Deus.
O mundo gira, e as pessoas verdadeiramente importantes ficam gravadas para sempre em alguma parte do globo; E na medida em que vai girando, deixa cair sementes que renascem em forma de prosa e de verso,engrandecendo o planeta.
Meu querido tio onde estiver sei que está bem, e com certeza criando e amando como sempre fêz.Sergipe sente orgulho de ter tão honrrado filho.Posso até dizer que não só Sergipe, mas o Brasil agradece a sua passagem por nossa terra.
Quero terminar com suas próprias palavras:
"Quando saio da minha terra
parece que as montanhas,
umas com as outras se juntam
dizendo que não me vá."
E você não se foi.Ficará para sempre no coração da terra querida que tanto amava.
(Publicado no jornal da cidade de 09/11/2003)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou escrevendo um livro sobre Paulo e gostaria de conversar com você.
ResponderExcluirAbraços